segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Halloween horripilante

E mais uma vez os Estados Unidos – um dos países que mais sofrem com a incidência de transtornos alimentares – se superaram. Negativamente.

Uma empresa ironicamente chamada de “Dreamgirls” (que pode ser traduzido por “Garotas dos sonhos”) está vendendo para este Halloween (31/10) uma fantasia chamada “Anna Rexia”, termo que faz alusão à anorexia nervosa. Ela vem com uma fita métrica enrolada na cintura e uma “medalhinha de honra”.


Senso de humor para alguns, desejo de consumo para outros (ou outras, já que só existe a versão feminina da fantasia, graças a Deus!)... Para mim, soa mais como absurdo. Acho que não sou só eu que acredita que esse tipo de fantasia pode gerar um impacto negativo na cabeça de algumas crianças e jovens, que podem ver a doença como algo “glamouroso” ou mesmo banal. Até porque essa fantasia foi colocada no mercado em 2011 e depois de uma petição online as vendas foram descontinuadas... Até agora.

“Que exagero!”, alguns vão dizer. Mas quem trabalha com transtornos alimentares sabe que não podemos arriscar, nem mesmo um pouco. E quem conhece sabe que os fatores que predispõem e precipitam um transtorno alimentar podem ser muito sutis. Como uma simples fantasia de Halloween...

Nenhum comentário:

Postar um comentário