sábado, 13 de julho de 2013

Participante de reality show é processada por ganhar peso


A americana Tara Costa, ex-participante do reality show "The Biggest Loser", está sendo processada por ter ganhado 20 dos 70kg que ela perdeu em 2009 no programa. Para quem não sabe, neste programa alguns obesos ficam confinados numa casa e passam o dia todo fazendo exercício, comendo pouco e se engajando em mil loucuras para ver quem perde mais peso, precipitando inclusive casos de transtorno alimentar.

A empresa "FC Online Marketing", de quem Tara é garota-propaganda, alega que a moça desrespeitou a cláusula que diz que ela teria que manter seu nível de fitness e condicionamento durante a vigência do contrato.

Existem dois problemas nisso tudo:

1. Ter condicionamento físico e manter um certo grau de fitness independe de peso. Prova disso são os estudos com obesos metabolicamente saudáveis (veja aqui) e a existência de atletas olímpicos gordos (veja aqui).

2. Já é mais do que comprovado pela ciência que perder muito peso, de forma rápida, e sem adotar mudanças de estilo de vida sustentáveis é garantia certa de reganho de peso, graças às mudanças fisiológicas e psicológicas que ocorrem em nosso corpo diante dessas situações: maior liberação dos hormônios de fome, maior salivação, maior síntese de gordura pelas nossas células de armazenamento (adipócitos), pensamentos obsessivos sobre comida... (vejam este estudo super interessante sobre o tema).

Ahh, os americanos e sua "queda" por processos incabíveis...

Nenhum comentário:

Postar um comentário