quarta-feira, 26 de junho de 2013

Enfatizar controle de peso em jovens com excesso de peso é prejudicial

Já escrevi aqui que mães de filhos obesos tendem a incentivar mais a prática de dietas, que é um fator de risco independente para transtornos alimentares e que pode levar à obesidade ao longo dos anos. Um estudo recente publicado na revista científica JAMA Pediatrics confirmou este dado: jovens com excesso de peso cujos pais falavam constantemente sobre peso apresentaram maiores prevalências de prática de dietas e comportamentos não saudáveis de controle de peso do que jovens cujos familiares conversavam somente sobre alimentação saudável (53,4% x 40,1% para prática de dietas e 53,2% x 40,6% para comportamentos não saudáveis de controle de peso, como pular refeições, usar diuréticos e laxantes). A amostra consistiu em mais de 2000 adolescentes e mais de 3000 pais, participantes do grande estudo Eating and Activity in Teens 2010 (EAT 2010), coordenado pela renomada pesquisadora Dianne Neumark-Sztainer.

Ou seja: não importa o peso do seu filho, enfatizar controle de peso só aumenta a probabilidade dele fazer dieta (que não é nada bom!) e usar métodos inadequados para controlar seu peso, como vomitar, usar laxantes e fazer jejuns!

Ao invés disso, procure conversar sobre alimentação saudável no sentido amplo do conceito, colocando que todos os alimentos podem ser consumidos com moderação e prazer!

Um comentário:

  1. Me chamo Valéria Soares e aos 40 anos recebi o diagnóstico de anorexica. Raro na minha idade naquela época e sem saber o que fazer escrevi um livro chamado diáriode uma anoréxica. Sua postagem é perfeita, vim de uma familia que cobrava um corpo perfeito e isso sempre foi um peso. No meu tratamento tudo que eu ouvia nada significava pra mim, se referir a uma pessoa com TA é necessário saber usar as palavras, enfim... Passei por diversas nutricionistas e todas diziam: _ Vamos engordar um pouquinho? Eu queria estar bem, mas aquela frase era enlouquecedora. Depois de muitas experiências frustrantes uma nova nutricionista foi colocada para meu tratamento. Se anjo existe ou não posso dizer que quem me salvou foi uma nutricionista. Ela dizia: _ Vamos nos nutrir? E eu pensava: Nutrir não engorda e apenas vou ficar forte. Passei a acreditar nela e comia exatamente tudo que ela me pedia, com o tempo vi que eu nada engordava, pelo contrário me sentia bem. E cedendo cada dia um pouco, sempre com a crença de que ela não me faria mal, pelo contrário, ela queria meu bem. Os dias se passaram, assim como as semanas e meses, até que meu corpo nada mudou, mas minha vida sim... Beijos Valéria Soares

    ResponderExcluir