sábado, 20 de outubro de 2012

Que vergonha, Marisa.

Ontem assisti ao vídeo da nova campanha das lojas Marisa, que está sendo transmitido na televisão e que pode ser visto aqui. Foram os 30 segundos mais arrepiantes dos últimos tempos.

O vídeo mostra uma mulher agradecendo “às baby cenouras, às sopas ralas e à chia” por ter conquistado o “corpo do verão”. Mostra ainda cupcakes com caras tristonhas, já que aparentemente a moça deixou de comê-los. Ao final, ela aparece desfilando na beira de uma piscina ensolarada (afinal, só as “magras” podem se dar ao luxo de fazer isso!) e ao fundo belos moços a estão admirando. O final é feliz: ela tem um corpo novo, um biquini novo e novos admiradores.

Como mulher e nutricionista, eu me incomodei. Esse comercial é uma afronta ao árduo trabalho feito por profissionais que lidam diariamente com transtornos alimentares, que são as doenças psiquiátricas que mais matam. É uma afronta a todas as pessoas (homens e mulheres) que já sofrem na pele a angústia de viver num mundo obcecado por magreza e onde as opções alimentares estão cada vez mais amplas, por sinal.

São inúmeros os estudos que mostram que a exposição a este tipo de mídia contribui com a internalização do ideal de magreza, aumento da insatisfação corporal e desenvolvimento de atitudes alimentares transtornadas, ou mesmo transtornos alimentares propriamente ditos.

Digo mais: é um vídeo perigoso, pois transmite a falsa ideia de que para emagrecer o indivíduo precisa se limitar a cenouras, chia, sopas... E que numa alimentação saudável não cabe um delicioso cupcake.

Faço um apelo para que assinem esta petição online para que a veiculação dessa peça de mídia seja descontinuada. E pra finalizar: além de irresponsáveis, os criadores dessa campanha estão fazendo um desfavor à marca. Ou eles acham que aquela garota gordinha vai se sentir bem o suficiente para comprar um biquíni deles?

16 comentários:

  1. Vou assinar a petição agora mesmo!!! Adorei seu texto! Parabéns :-)

    ResponderExcluir
  2. Nossa,foi a propaganda mais ridícula que já vi. Um absurdo! :O

    ResponderExcluir
  3. Achei lamentável essa propaganda,sei bem que magreza não ´s sinônimo de felicidade,estive internada no Ambulim,saí a menos de um mês,foi minha segunda internação e quando assisti a propaganda pela primeira vez,passou um filme na minha cabeça,quando minha intenção era perder só 3 kilinhos e eu seria feliz,mais não foram somente tres kilos,virou um vício e quando dei por mim estava com o I.MC. de 12 e internada e não tem beleza nenhuma nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Juliana... Obrigada pelo seu depoimento e força na continuidade do seu tratamento!

      Excluir
  4. Sou publicitária e me senti agredida com esta propaganda, pois ela contribui para uma sociedade desinformada e dependente de um padrão estético limitado. É uma pena que uma marca tão forte ao invés de utilizar seus investimentos publicitários para estimular a conscientização das pessoas em relação aos padrões estéticos, faz justamente o contrário, ditando a magreza como forma de sucesso. Vou compartilhar. Parabéns pela iniciativa. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bárbara, muito interessante sua colocação! Por favor, me passe seu email para eu poder colocá-la no meu mailing! Um beijo!

      Excluir
  5. Você traduziu exatamente o que eu senti em relação à essa campanha da Marisa. O engraçado é que quando a vi pela primeira vez, em seguida foi veiculado um comercial da Bauducco, onde as pessoas se reuniam felizes ao redor da mesa para comer. Beirou a ironia fina. hahaha

    E petição assinada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e estamos expostos a essas ironias todos os dias!! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Foi a propaganda mais decepcionante!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de iniciativa é muito importante! Já assinei e compartilhei a petição.

    ResponderExcluir
  8. Eu já não comprava na Marisa por conta do corte e costura de péssima qualidade...
    Só mais um ponto para eu nem me dar o trabalho de chegar perto dessa loja.
    Assinado.

    ResponderExcluir
  9. Ana Carolina, ótimo texto!
    Vou assinar a petição e compartilhar com meus amigos tb. Sou estudante de Nutrição e concordo muitíssimo com você sobre esse padrão estético absurdo, o desrespeito com as outras pessoas e, muito mais, com os alimentos que são tão necessários para todos em sua essência.

    Parabéns! :)

    ResponderExcluir