quarta-feira, 4 de julho de 2012

Abuso durante a infância aumenta risco de obesidade na idade adulta

Um estudo que será publicado na edição de agosto da renomada revista científica "Pediatrics" encontrou que a exposição a situações de abuso durante a infância (tanto físico quanto sexual) aumenta o risco de obesidade na idade adulta.

O estudo longitudinal americano acompanhou 33.298 mulheres negras e percebeu que o maior risco persistia mesmo ajustando fatores como estado civil, peso ao nascer, exposição à televisão, uso de álcool, menopausa, prática de atividade física, presença de depressão, status socioeconômico. Em casos de abuso severo, o risco de obesidade chegou a ser 29% maior do que na população que não sofreu qualquer tipo de abuso.

As hipóteses para um risco tão aumentado seriam: uso de comida como forma de lidar com os sentimentos negativos gerados pelo abuso; influências negativas na saúde mental, que levariam a comportamentos sedentários; alterações nos níveis de cortisol, estimulando deposição de gordura abdominal.

Os autores reforçam que esforços para previnir abusos na infância vão além da questão social, já que agora foi encontrada mais uma evidência de que a prevenção deve ser questão de saúde (como se antes já não fosse...)

Um comentário:

  1. Oi Carol, tudo bem?

    Fuçando em alguns blogs encontrei o seu.
    E olhando sua foto, acho que participamos do mesmo projeto ainda no período de faculdade: o da Nestlé. É isso mesmo?

    Seus posts são muito interessantes, parabéns!Estarei te visitando mais vezes.

    Se der dá um pulinho no meu cantinho também.
    http://nutrindogeracoes.blogspot.com.br/

    Beijocas!
    =)

    ResponderExcluir