sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Efeito sanfona" aumenta risco de câncer

Está sendo muito discutida atualmente a associação de um alto valor de IMC, indicativo de obesidade, com alguns tipos de câncer. Entretanto, um estudo recém publicado na revista científica da "American Association for Cancer Research" avaliou se o popular "efeito sanfona" (ou seja, perder e reganhar peso intermitentemente, o que acontece na maioria das dietas) tem alguma relação com a incidência desta doença. E não é que sim? Dois grandes estudos relatados pelos pesquisadores encontraram um aumento em dez vezes no risco de carcinoma renal em mulheres que sofreram "efeito sanfona" na pós-menopausa, além de um aumento no risco de linfoma Não-Hodgkin. Um outro estudo, de base populacional, também encontrou um aumento (modesto) no risco de câncer de endométrio em mulheres que passaram pelo "efeito sanfona".
Concordo e aceito que existem sim estudos que dizem que restrição calórica e perda de peso diminuem a incidência de alguns tipos de câncer. Mas de que adianta fazer restrição e dieta se provavelmente você irá reganhar todo o peso, e ainda terá que arcar com os malefícios extras do "efeito sanfona"?! (95% das pessoas que fazem dieta reganham todo o peso perdido, ou mais). E, se fosse possível manter a restrição por muito tempo, quantas pessoas hoje não estariam mais obesas?!
Vale a pena pensar, não? Da minha parte, quanto mais eu estudo, mais eu me convenço: dietas fazem parte do problema, e não da solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário