quinta-feira, 30 de junho de 2011

Propaganda de adoçante incentiva atitudes alimentares transtornadas

Imagine a seguinte propaganda de televisão, de um novo adoçante americano feito de estévia (para quem não sabe, estévia é uma planta, cujas folhas apresentam uma substância capaz de agir como adoçante): uma moça comendo cheia de culpa a fatia de bolo do seu namorado, enquanto ele não está na sala. A musiquinha de fundo tem a seguinte letra (traduzida livremente do inglês):

"I loved you sweetness (Eu te amo doçura)
But you're not sweet you made my butt fat (Mas você não é doce você deixou minha bunda gorda)
you drove me insane (Você me deixou louca)
self control down the drain (Meu auto-controle foi para o ralo)
we're over i'm so done with that (é o fim, estou tão cheia disso)
I found a new love (eu achei um novo amor)
A natural true love (um amor verdadeiro e natural)
that comes from a little green leaf (que vem de uma pequena folha verde)
zero calorie guilt free no artificiality (zero calorias, livre de culpa, sem artificialidade)
my skinny jeans zipped in relief (meu jeans skinny está aliviado)
It's name is Truvia (seu nome é Truvia)
I had no idea (eu não fazia idéia)
No more sprinkling my coffee with grief (nada de adoçar meu café com culpa daqui para frente)

Para quem fizer questão de ver a propaganda (assim como eu, porque não podia acreditar que isso era verdade!), abaixo está o link do Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=qzsTU60egf4&w=400&h=310

Algumas considerações:
1. Aparentemente, a empresa resolveu que ao invés de fazer as pessoas gostarem de seu novo produto, seria melhor fazer as mulheres (especialmente) se odiarem e usarem o adoçante para diminuir sua culpa. Como se a moça da propaganda nunca mais pudesse comer um pedaço de bolo, e sim satisfazer sua vontade de doce com um pacotinho de Truvia. Não estudei marketing, mas acredito que incentivar comportamentos e atitudes alimentares transtornadas, como faz a letra da música, não seja uma boa (e ética) estratégia de venda.
2. Só para constar: "vem de uma pequena folhinha verde"? Bom, 99,1% do tal adoçante é um extato de milho chamado "erythritol", e somente 0,9% é estévia! Enganoso? Não, imagina!

3 comentários:

  1. Pra além das suas considerações eu ainda digo mais: alimentação saudável não coexiste com o consumo de química ou com alimento de origem duvidosa - produto com milho na sua composição e americano é a certeza de ser transgênico, e ainda não rotulado.
    Me assusta esse tipo de produto à disposição pra compra e ainda consumidores sendo estimulados ao seu consumo dessa maneira.

    Estou indo ver o vídeo agora!

    Um beijo,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Encontrei seu blog naquela coisa de clica nos amigos de um e de outro e de outro e acabei parando aqui! hehe
    Que bom que gostei do post!


    Um beijo,
    Fer

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    ANA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE STAR WARS, CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir