domingo, 20 de março de 2011

A primeira coisa que você perde em uma dieta é... o senso de humor

Uma pesquisa recente publicada no Journal of Consumer Research demonstrou que pessoas em dieta estão mais propensas a se irritarem e exibirem comportamento agressivo.
O estudo comparou pessoas que estavam ou não de dieta, e identificou que o primeiro grupo estava mais propenso a escolher filmes com temática violenta e a expressar mais irritação diante de mensagens que usavam conteúdo controlador (ex: "você deve", "você precisa") para incentivar a prática de atividades físicas. Este efeito seria causado pela disciplina e auto-controle rígidos exigidos nas dietas.

2 comentários:

  1. Pois é, Ana... se a rigidez sempre afeta o humor, fico me perguntando porque ainda é comum a defesa desse tipo de dieta? Na minha prática, tenho confirmado a cada cliente atendido, que a melhor dieta é mudar de dentro para fora. Quando cuidamos de forma integrada do nosso corpo físico, mental e emocional, criamos condições para escolhas responsáveis e isso está longe da rigidez. Isso não significa que estaremos longe das dietas, mas a diferença é que estaremos construindo a "nossa" dieta. Como você mesma diz, "O corpo é meu!". Vejo a grande importância da nutricionista para facilitar essa construção... e junto com a Psicologia, a dobradinha é fantástica!
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  2. Agora posso justificar meu mau humor de vez em quando.. Gostei Ás! Parabéns!

    ResponderExcluir