sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Será mesmo que a cirurgia bariátrica é capaz de curar diabetes?

Uma reportagem divulgada pela American Association of Clinical Endocrinologists (Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos) questiona se a diabetes pode de fato ser curada pela cirurgia bariátrica, fato apontado por alguns estudos. Em uma apresentação recente na Associação, médicos relataram o caso de um paciente diabético há sete anos que, após quatro meses de cirurgia bariátrica, apresentou valores normais de glicemia de jejum e hemoglobina glicada (parâmetros de diagnóstico e controle do diabetes), o que permitiu inclusive que ele deixasse de usar insulina. Entretanto, um monitoramento mais detalhado da glicemia do paciente revelou picos de glicemia após as refeições, chegando até 294mg/dL (o limite máximo para diabéticos é de 140mg/dL!). Ou seja, a cirurgia só mascarou a doença. Um alerta aos profissionais de saúde: é muito cedo para afirmar que de fato a cirurgia bariátrica cure a diabetes.

3 comentários:

  1. Oii Ana Carolina, tudo bem?
    Achei o seu blog muito interessante!! Estou te seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Carol obrigada pela sua visitinha no meu blog!! Adorei estar nos seus blogs amigos!! Mto obrigada =D
    Eu morei em Nova York e tive a oportunidade de ir naquela estão de ski na Pennsylvania, eu tb não conhecia ali mas foram uns amigos que me chamaram para ir.
    Grande beijo
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol!

    Hoje vim te fazer um convite: estou realizando um sorteio no meu blog. Dá uma passadinha por lá para conferir, tá bom?

    Bjs,

    Karina - Mundo Psi

    ResponderExcluir