quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O que está por trás da obsessão com comida e peso

Bom dia pessoal!
Acabei de ler um capítulo de um livro muito bacana, chamado "Women, Food and Good: an unexpected path to almost everyhting" (a tradução seria algo do tipo "Mulheres, Comida e Deus: um caminho inesperado para quase tudo"). A autora, Geneen Roth, defende que nosso relacionamento com a comida é um reflexo do nosso relacionamento com a vida.
Neste capítulo específico, ela coloca que não é raro pensarmos que nossa vida pode melhorar se emagrecermos: seremos mais felizes, satisfeitos, saudáveis e ativos. Entretanto, ela diz que se passamos boa parte do tempo obcecados com essa idéia, se realmente acreditamos nisso como sendo uma verdade absoluta, alguma outra coisa está se passando por trás. A luta contra o peso pode estar camuflando uma luta maior em outras áreas da vida, que não queremos - ou achamos que não conseguimos - enfrentar.
A mentalidade focada na perda de peso altera a relação de uma pessoa com a comida, que adquire então uma importância sem igual. Não se consegue parar de pensar nela; surgem vontades absurdas de comer determinados alimentos, principalmente daqueles que são "proibidos". Existem também as pessoas que usam o alimento como "sedativo", comem em resposta a alguma emoção, comem para não ter que senti-la de fato. E não comem com prazer, saboreando a comida e observando sua textura, sua cor, seu aroma... Comem rapidamente, em grandes quantidades. "Oras, eu como muito porque sou sem-vergonha, amo comer!". Isso não é amor. Quando se ama algo, você presta atenção naquilo, você gasta tempo com aquilo, você sente prazer.
A questão é: se você perde peso e ainda assim não aprende a lidar com determinadas situações e emoções que te deixam desconfortáveis, é provável que você continue recorrendo à comida em alguns momentos.
Quem tiver interesse, pode me pedir esse capítulo gratuito em PDF e ouvir a autora lendo mais um trecho da obra num vídeo do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=82Znw2UYH4c&feature=player_embedded
Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário