sexta-feira, 28 de maio de 2010

Garotas com excesso de peso fazem sexo mais cedo

E não é que um estudo americano descobriu que 11% das garotas com sobrepeso e 15% das com obesidade têm a sua primeira relação sexual antes do 13 anos, em comparação com 6% das meninas de peso normal? Da mesma forma, 39% das garotas eutróficas relataram ter tido relações sexuais com mais de três pareceiros até então, em contraposição a 45 e 47% das garotas com sobrepeso e obesidade, respectivamente.
Os autores alegam que um dos motivos da sexualidade precoce em garotas gordas seria sua baixa auto-estima (ok, como se todas tivessem baixa auto-estima por serem gordas!). Isso significa que talvez fosse mais difícil para garotas que já sofrem preconceito e bullying por causa do peso dizer "não" ao se sentirem pressionadas a fazer sexo. Na minha cabeça, outra alternativa seria a busca pela auto-afirmação. Algo do tipo: "você pensa que não sou sexy, que sou uma perdedora, é?! Então deixa eu te mostrar!"
Tenho certeza de que algumas pessoas poderiam pensar: "ah, tá vendo, mais um motivo para garotas gordas emagrecerem antes que seja tarde!"; mas quem sabe o mais sensato não seria trabalharmos a sexualidade de forma mais aberta com os adolescentes de todos os tamanhos e criarmos um ambiente livre de preconceitos contra aqueles que são diferentes? Dessa forma, é provável que uma garota com excesso de peso possa se gostar e ter autonomia sobre seu próprio corpo, sem precisar provar nada a ninguém.

Um comentário:

  1. Não sabia dessa!
    Mas acredito sem dúvidas na necessidade de auto-afirmação, acabam apelando.

    Beijo Carol

    ResponderExcluir