segunda-feira, 22 de março de 2010

Determinantes sociais de doença: diabetes tipo 2

Para vocês verem como as doenças não são somente questão de saúde, mas também questão social...
Um estudo canadense avaliou a influência de fatores socioeconômicos - os chamados "determinantes sociais de doença" - na incidência e controle do diabetes tipo 2.
O trabalho revelou que o risco de adquirir essa doença é maior em homens e mulheres de baixa renda, mesmo levando em conta o peso e a atividade física dos indivíduos.
Foram avaliadas também as barreiras efetivas para um bom tratamento e controle do diabetes, e o estudo encontrou que a renda insuficiente e a insegurança alimentar inerferem negativamente nesses parâmetros. Os pacientes pobres relataram que, muitas vezes, enfrentam um conflito de prioridades: "compro comida adequada, pago o aluguel ou compro os medicamentos/insulina?". Além disso, disseram enfrentar batalhas diárias para superar os diversos empecilhos de uma vida economicamente limitada.
Por isso, não basta só os profissionais de saúde adaptarem seus conhecimentos à realidade social do paciente - o que já é difícil -, mas eles também devem, na medida do possível, lutar e se engajar politicamente pela redução da pobreza, encontrando alternativas diversas para ajudar seu paciente de uma forma completa, holística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário