quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cirurgia bariátrica em crianças e adolescentes

Mais uma notícia positiva para os "cirurgiões da obesidade" e negativa para as pessoas de bom-senso: segundo reportagem publicada no "The NY Times" (http://www.nytimes.com/2010/02/16/health/16teen.html?ref=science), cada vez mais crianças e adolescentes estão fazendo cirurgia bariátrica nos EUA - e não vai demorar muito para essa moda chegar no Brasil. Apesar da perda de peso considerável no primeiro ano pós-cirurgia, ao final do segundo ano o IMC dos jovens parece se estabilizar, e não existem estudos que acompanharam esses indivíduos a longo prazo, ou seja, por um período superior a dois anos após a operação. Além disso, um estudo que acompanhou um grupo de jovens que fez a cirurgia e outro que passou por um programa intensivo de mudanças no estilo de vida encontrou que, apesar do primeiro grupo ter perdido mais peso ao final de dois anos, o segundo também apresentou melhoras consideráveis em pressão arterial, resistência à insulina, entre outros parâmetros. Ou seja: os sortudos que não passaram pela cirurgia talvez não tenham melhorado tanto quanto o que os profissionais gostariam, mas pelo menos não precisaram mudar radicalmente seu sistema digestório para o resto da vida! E aí eu me pergunto: será que as crianças e adolescentes têm um completo entendimento das alterações que vão ocorrer em seu organismo dali em diante? Se para um adulto já é difícil aguentar o pós-operatório e se comprometer com as mudanças no estilo de vida que a cirurgia demanda, que dirá para um jovem...
Terminando com uma "pérola de sabedoria", aqui está o depoimento de um importante médico que, por sinal, ganha bastante dinheiro com as cirurgias da obesidade: ao ser questionado sobre a gastrectomia vertical, procedimento que consiste na remoção de cerca de 80% do estômago, ele disse: "É uma cirurgia belíssima".

2 comentários:

  1. adorei.... e tem texto seu no meu bloguinho :)
    passa lá!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não me surpreende que pais desinformados (ou até informados mas com valores corrompidos) permitam ou incentivem seus filhos a se submeterem a um procedimento cirurgico como este.
    Da mesma maneira que crescem os adolescentes e jovens realizando esta cirurgia, cresce também o número de pacientes jovens (beem jovens) implantando silicone, ou realizando procedimentos plásticos por questões meramente estéticas e completamente Vazias... Será que não poderia haver um limite?! UMa "maior idade médica", um tempo mínimo para que se amadureça o psicologico e questões existenciais antes da permissão para uma cirurgia deste tipo?!
    Bjus

    ResponderExcluir